BUSCAR POR CATEGORIA

segunda-feira, 20 de junho de 2011

FOLHADOSERTAO: ENTREVISTA COM A 1ª DAMA DA PARAÍBA PÂMELA BÓRIO

 A FOLHADOSERTAO entrevistou a 1ª Dama do Estado da Paraíba, Pâmela Bório, veja abaixo as perguntas feitas por nossa equipe e as respostas de Pâmela



1- FOLHADOSERTAO PERGUNTA :Fale um pouco da história de vida de Pâmela Bório.

     PÂMELA RESPONDE: Fui uma criança estudiosa e comportada, filha de mãe baiana e pai carioca. Estudei sempre em colégio de freiras onde tive uma boa educação. Fui criada com minha mãe e meus dois irmãos maternos, pois meus pais se separaram quando eu tinha 4 anos e em um ano ele começou a ter problemas de saúde que provocaram sua morte cinco anos após a separação. Vim ter contato com as minhas duas irmãs paternas aos dezoito anos e temos uma ótima relação, embora a distância não nos permita contatos regulares. Desde cedo soube que a vida é difícil, que família é fundamental e que é preciso conquistar tudo por méritos próprios. Fui uma adolescente focada no meu futuro, mas sem deixar de viver as amenidades da fase. Com 17 anos tive minha primeira experiência de trabalho fora da mídia, por uma semana, numa joalheria, pois fazia bicos desfilando, fotografando e gravando comerciais. Cheguei até a trabalhar como atriz para uma companhia teatral de Salvador-BA. Mas não podia me permitir a arriscar o futuro na dramaturgia, pois teria de ter um trabalho (que eu gostasse) com retorno financeiro mais rápido. Aos dezoito comecei a apresentar e fazer reportagens na minha cidade, Senhor do Bonfim-BA. Larguei a TV para fazer a faculdade de jornalismo na Universidade do Estado da Bahia, mas no meio do curso voltei a trabalhar como estagiária em uma afiliada da Globo na Bahia. Depois fui contratada como repórter em uma outra afiliada da Globo em Pernambuco. Estudava e trabalhava todos os dias até a conclusão do curso. Mais uma vez troquei de estado em busca da minha realização profissional: cheguei à Paraíba a convite da TV Tambaú para fazer programa de entretenimento - o Feminíssima, revista eletrônica feminina. Gostava muito, mas larguei para ter uma experiência sonhada por todos os jornalistas: ser âncora de telejornal, aos 25 anos de idade. As notícias pesadas e o relacionamento com meu esposo me fizeram voltar para o entretenimento. Mais que isso, me deram a certeza de que o trabalho jornalístico só me dá prazer pleno quando divulgo boas notícias. E que o maior acontecimento na vida de uma mulher é ser mãe. E esta é a minha vida: prioridade para a família e a necessidade do trabalho com paz e prazer. 
-   2- FOLHADOSERTAO PERGUNTA : Como foi a experiência vivida após vencer o Concurso Miss Bahia e ter sido uma das finalistas do Miss Brasil Globo?

    PÂMELA RESPONDE: Como eu já desfilava e fotografava na adolescência e já tinha ganhado outros concursos antes, achei que devia encerrar a minha experiência no mundo da beleza participando do Miss, pois este era um sonho da minha mãe. Assim, ganhei o Miss Senhor do Bonfim, Miss Simpatia e logrei o vice do Miss Beleza Baiana que na época enviava a vencedora ao Miss Brasil Universo, enquanto que o Miss Bahia enviava a vencedora para o Miss Brasil Globo. Para mim, já era uma honra representar a minha cidade, e maior ainda representar a Bahia no Miss Brasil Globo e ainda ser finalista, sem apoio ou patrocínio algum. Na época, só tive os meus por mim. Valeu por representar o meu povo e pelas amizades e conhecimentos adquiridos, mas não por um “concurso de miss” em si, que deixou de ser um concurso de beleza, com valorização da cultura, virtudes e tradição, para ser um concurso de interesses diferentes, onde o dinheiro e o lobby contam mais do que a capacidade das vencedoras.
3- 3 - FOLHADOSERTAO PERGUNTA :  Qualidades e defeitos de Pâmela Bório?

     PÂMELA RESPONDE: Se misturam...Minha teimosia pode ser um defeito, mas se torna qualidade quando é determinação para conseguir algo. Ser crítica pode contrariar interesses e pessoas, mas faz com que eu tenha análise e discernimento de tudo à minha volta. Sou perfeccionista, metódica e sincera. Minhas características se enquadram nos dois pólos dos defeitos e qualidades.

4- 4- FOLHADOSERTAO PERGUNTA : A Opção por Jornalismo foi pessoal ou influenciada?

   PÂMELA RESPONDE: Foi pessoal, sempre gostei de escrever e sempre fui ótima aluna de redação. E no telejornalismo eu podia conciliar essa virtude à experiência que eu já tinha com as câmeras, pois fazia comerciais de TV. 
 5 5- FOLHADOSERTAO PERGUNTA : Como foi a ‘’Descoberta’’ de Pâmela Bório com a Paraíba?

    PÂMELA RESPONDE: Eu passei por aqui em uma excursão para Fortaleza, mas continuei sem referenciais até vir trabalhar. Estava contratada como repórter em uma afiliada da Globo em Petrolina-PE, quando um colega de emissora que já tinha trabalhado aqui me disse que queriam que eu gravasse piloto na TV Tambaú pois precisavam de uma jornalista que já tivesse apresentado. Eu vim fazer o piloto e me contrataram na mesma semana. Como eu estava desenvolvendo o Trabalho de Conclusão de Curso, um documentário, fiquei por 6 meses vindo à Paraíba só gravar o programa por dois-três dias na semana e voltava para lá. Vim morar aqui em julho de 2008, após minha festa de formatura. Desde então, tenho “descoberto” a Paraíba rotineiramente.
6-  6 - FOLHADOSERTAO PERGUNTA : O Que Pâmela Bório Mais gosta de Fazer no dia-a-dia?

      PÂMELA RESPONDE: Gosto de dormir (quem é mãe que amamenta sabe o valor de uma noite de sono,rss), gosto de ler revistas ou livros, de me atualizar na internet, de ver um bom filme à noite com o maridão, de brincar com o bebê, de ouvir música enquanto me desloco de carro para resolver os compromissos, de ajudar pessoas necessitadas de algo...
7- 7 - FOLHADOSERTAO PERGUNTA : Pâmela Bório, Fale um pouco de como você conheceu o Governador Ricardo Coutinho? 

    PÂMELA RESPONDE: Penso que todo mundo sabe... Conheci em 2009, fazendo um programa especial sobre João Pessoa, em que tinha de entrevistá-lo regularmente pois ele era o então prefeito da capital paraibana. Logo quando me viu ele começou a paquera. Mas começamos a namorar três meses após nos conhecermos. Na mesma semana em que nos comprometemos, ele comprou as alianças de compromisso e fez um jantar a dois para brindar o começo da nossa união. Na semana seguinte, fizemos uma viagem romântica e quando voltamos dela já nos organizamos a morar juntos. Eu já tinha comprado o vestido do casamento quando engravidei após quatro meses morando juntos. Daí, veio a gestação e a campanha eleitoral ao mesmo tempo. Tivemos Henri Lorenzo entre o primeiro e o segundo turno da votação em que Ricardo foi eleito governador da Paraíba. Após passar toda a confusão, oficializamos a união no religioso e aproveitamos para batizar o nosso bebê. Esta foi a relação mais intensa e completa que já tivemos, temos a certeza da eternidade do nosso amor.

    8- FOLHADOSERTAO PERGUNTA :Você é Feliz no Seu Relacionamento com o Cidadão Ricardo Coutinho?


     PÂMELA RESPONDE: Muuuito feliz! Não é todo mundo que se casa com o homem amado e que é amada. Temos uma rotina familiar amorosa, tranqüila e satisfatória. Sou uma felizarda, me apoderei do que o Senhor me reservou nesta vida.

9- 9-  FOLHADOSERTAO PERGUNTA : O que mudou na Rotina com a Chegada do Filhão em Casa?

    PÂMELA RESPONDE: Passamos a curtir mais em casa, a escolher melhor os nossos eventos. Valorizamos mais o momento que passamos juntos, com mais ternura e alegrias.
    10 - FOLHADOSERTAO PERGUNTA :  Como você lida com o assédio do dia-a-dia da imprensa depois que se tornou 1ª Dama do Estado da Paraíba?

   PÂMELA RESPONDE:Não sofro assédio da imprensa, pois sempre interajo com todos pela internet. Quando querem algo a mais como esta entrevista, por exemplo, não me furto em atendê-los.
    11 -  FOLHADOSERTAO PERGUNTA : O ‘’Poder’’ Mudou sua maneira de ser, pelo fato de se tornar a 1ª Dama do Estado e uma mulher influente no meio político Social?

     PÂMELA RESPONDE: Não e isso frustrou muita gente que esperava o mesmo comportamento das 1ª damas anteriores. Continuo com o meu trabalho, apresentando, fotografando...E continuo com as amizades verdadeiras, continuo fazendo o que gosto e falando o penso.
      12- FOLHADOSERTAO PERGUNTA :  Quais os seus principais Sonhos?

      PÂMELA RESPONDE: Sonho em ver Henri bem sucedido na vida profissional e pessoal. E talvez uma irmã para ele...
    13 -  FOLHADOSERTAO PERGUNTA :  No Papel de 1ª Dama do Estado da Paraíba, quais são seus principais Projetos para Sociedade?

    PÂMELA RESPONDE: Como 1ª Dama do Estado da Paraíba tive que assumir a presidência do CENDAC e a coordenação do Programa do Artesanato Paraibano, onde tenho articulado ações de apoio às crianças e jovens nas áreas de qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e inclusão digital, estendendo também estas ações às mulheres, idosos, povos indígenas e artesãos. Por vontade pessoal estou apoiando o Pastor João Pereira Gomes Filho no Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD/PB) para desenvolver parcerias com instituições públicas, privadas, e não-governamentais a fim de implementar uma política educativa sobre drogas. E ainda ajudei a criar a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios da Paraíba (que a imprensa chegou a pensar ser Associação das Primeiras Damas). O intuito desta associação é ajudar neste trabalho social, pois todas são mulheres engajadas, sejam políticas ou não, para implementar ações e políticas públicas, para conseguir recursos a fim de ajudar efetivamente as instituições e pessoas que trabalham com a população de risco, promovendo a inclusão social e o progresso da sociedade.
    14 - FOLHADOSERTAO PERGUNTA :  Sousa foi fundamental na decisão Política que levou a vitória de seu esposo Ricardo Coutinho ao Governo do Estado. Existe Alguma ação especial por parte da 1ª Dama designadamente para este município?

   PÂMELA RESPONDE:  Nestes cinco meses como 1ª Dama tenho me concentrado na região metropolitana. Mas pretendo nos próximos meses agendar visita ao município para conhecer as necessidades de instituições e pessoas carentes e que não têm ajuda do estado ou município e tentar auxiliá-las de alguma forma possível. Ao contrário de Ricardo que conta com inúmeros secretários e dos outros setores com equipes elaboradas, só tenho três trabalhadores comigo que se revezam para me auxiliar no transporte, proteção e assessoria. Fora isso, tenho duas amigas que são muito colaboradoras do meu trabalho. É um trabalho difícil para uma mulher que nunca teve qualquer ligação com o setor público e que tem seu próprio emprego, família e eventos sociais. Sousa está mais distante, mas vou me desdobrar para ampliar este trabalho voluntário e, de certa forma, solitário da primeira-dama.
   15-  FOLHADOSERTAO PERGUNTA : Falando um pouco de sua vida pessoal. Você é considerada pela Mídia uma mulher Bonita e influente, isso não incomoda um pouco o Governador Ricardo Coutinho?

   PÂMELA RESPONDE: Não, Ricardo Coutinho é um homem contemporâneo, justo, seguro e realizado. Não possui qualquer traço de machismo ou ditatorial de comportamento. Se minha aparência o incomodasse, não estaria casado comigo, concordas? Procuro até ter menos exposição política, mas ele sempre fez questão de me incluir nos principais momentos do trabalho dele, desde a consagração nas urnas até simples lançamento de projetos ou assinatura de obras. Isso pode incomodar a muitos, menos ao próprio Ricardo Coutinho, garanto.
    16- FOLHADOSERTAO PERGUNTA :   ‘’O Futuro a Deus Pertence’’. Pensa um dia sair Candidata a algum cargo Político, tomando por base as ações administrativas do Governador Ricardo Coutinho, cujos projetos são para uma Nova Paraíba?

    PÂMELA RESPONDE: Não, pois não sei fazer política, sou muito visceral, não faço o jogo da neutralidade, da simulação, das relações artificiais. Se você conhecer alguém que é “amigo” de todo mundo, desconfie dessa pessoa. Os arranjos da política me incomodam, pois gosto de relações e amizades sinceras. Não esperem que eu seja política, sou apenas uma primeira-dama. O político é Ricardo Coutinho.

     17-  FOLHADOSERTAO PERGUNTA :  Vamos a um ‘’bate-bola’’?

    Pâmela por Pâmela (Uma Palavra)? PÂMELA RESPONDE: Intensa

  - Deus Pra você?PÂMELA RESPONDE:  Tudo

   - Se você fosse Deus por um dia o que faria? PÂMELA RESPONDE: Adiantaria o apocalipse para que a natureza não sofra tanto a ignorância da humanidade.

  - Satisfeita consigo mesma? PÂMELA RESPONDE:  Sim, pois os meus defeitos são aprendizados também.

   - O Que te incomoda? PÂMELA RESPONDE: Calúnia, mentira.

   - O que mudaria em você? PÂMELA RESPONDE: Neste momento, nada.

   - Time do coração? PÂMELA RESPONDE: Flamengo

    Uma frase... PÂMELA RESPONDE: “Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar.” (Clarice Lispector)
   - Do que você se arrepende? PÂMELA RESPONDE: De confiar em pessoas duvidosas.

   - Se Não fosse jornalista o que gostaria de ser? PÂMELA RESPONDE: Psicóloga ou artista plástica.
    18-  FOLHADOSERTAO PERGUNTA :  Dizem que a palavra final é a que fica. Qual a mensagem que você deixaria para os paraibanos?

    PÂMELA RESPONDE:Amo esta terra e a todos que fazem dela um lugar maravilhoso para se viver, por isso me tenham como parceira, como alguém que aposta e trabalha gratuitamente na melhoria do nosso futuro. Sou aquela que mais confia e garante a excelência do governo de Ricardo Coutinho e deixo o meu testemunho de esperança neste trabalho. A Ricardo entreguei a minha vida e a minha história sem hesitar, pois é um homem de caráter e determinação como poucos no mundo. O povo paraibano lhe entregou uma missão difícil, mas vejo Ricardo trabalhando todos os dias e fazendo uma melhor Paraíba através de suas obras e ações. Torcer pelo governo de Ricardo é torcer pela Paraíba.
ABAIXO PÂMELA BÓRIO ESCOLHEU A MÚSICA, Uma bossa-nova chamada "Oh, Pâmela" muito boa cantada por Nouvelle Vague (prefiro) ou The Wake:
VEJA O SLIDE FEITO PELA FOLHADOSERTAO:












CONTATO: Folhadosertao@hotmail.com.br


A

Nenhum comentário:

Postar um comentário